Conteúdo do artigo

Inteligência Artificial no Comércio Exterior: novidades e benefícios

A tecnologia está cada vez mais presente e integrada em nosso cotidiano. Ao comparar com décadas passadas, destaca-se o aumento da velocidade no processamento de dados e a eficiência no resultado esperado. O processo permanece o mesmo. Informações são coletadas, armazenadas, registradas, estudadas, trabalhadas e publicadas por canais que as distribuem até seu receptor desejado.

Entretanto, o processo demandava muitos agentes intermediários para se obter o resultado, trazendo a necessidade de consolidar o método de análise. Isso nos leva ao desenvolvimento da Inteligência Artificial, capaz de reproduzir o método de processamento de dados para finalidades diversas e customizadas.

No cenário internacional de comércio exterior, nota-se um grande volume de diversas informações ao iniciar uma operação, tais como: descrição e detalhes da mercadoria; dados do exportador e importador; códigos de identificação; declarações sobre os trajetos na origem e destino; entre outros.

Como apenas alguns dados seletos são necessários a cada etapa da operação, gera-se muito desperdício de informação, uma vez que há informações necessárias em mais de uma etapa da operação e outras que não serão utilizadas em nenhum momento. A inteligência artificial consegue selecionar os dados específicos com base nas condições pré-definidas ao método da operação e cenário de análise, gerando economia de tempo e uma análise mais ampla e fidedigna à situação.

De que maneira a tecnologia modificou as relações de compra e venda?

A presença da tecnologia é muito forte no comércio. Onde há uma oferta, há uma também uma resposta a isso: a demanda. Entre outros aspectos, destaca-se a agilidade do processamento dos dados e seu reflexo na relação de compra e venda.

O exportador conseguirá verificar online o seu estoque disponível com base na produção em andamento e demais outras variáveis específicas (cancelamentos de pedidos, problemas de qualidade em lotes, entre outros). Com isso, o exportador consegue afirmar ao importador de sua disponibilidade com prontidão, já avançando com demais aspectos necessários à negociação.

Na comunicação, ao efetuar serviços de prospecção em que há a busca por um produto ou fornecedor específico, deparamo-nos com sites consolidando uma lista de fornecedores e produtos, ou até mesmo a área de produtos com destaques às informações mais importantes ao fornecedor. Isso ocorre com base nos parâmetros específicos atrelados ao fluxo de informações que a inteligência artificial daquela plataforma opera. Tais respostas são processadas antecipadamente para registro e uso posterior.

Alguns países têm grande interesse em catalogar e expor seus fornecedores e produtos chave em uma única plataforma. Isso facilita o acesso e triagem ao importador e exportador, garantindo que ao procurar, localize o que estava buscando, aumentando a possibilidade de fechamento de negócio.

Além disso, muitas dessas plataformas e empresas oferecem como primeiro contato a interação com a inteligência artificial, que é responsável pela triagem (uras telefônicas e afins) e apresentação dos dados das empresas (ao receber um e-mail automático confirmando que sua solicitação está em análise). Usufruir desses serviços diminui muito o tempo de processamento dos dados e os custos, pois a inteligência artificial tem o custo menor quando visto a longo prazo e maior nível de serviço, podendo atender a mais clientes ao mesmo tempo, por qualquer tempo.

Como a inteligência artificial pode ajudar no comércio internacional?

A inteligência artificial auxilia em diversas etapas do comércio exterior. Ela está presente no começo do pedido, na comunicação com o fornecedor ao entrar em contato e ter que responder questionários antes de iniciar as tratativas diretas com os funcionários da empresa, como também no final da operação, quando se é emitida uma nota fiscal tomando por base as informações da declaração de importação e tais dados são registrados no sistema confirmando a entrada em estoque. 

É importante citar que a apuração de dados pela inteligência artificial é o que integra as etapas do processo. Qualquer consolidado de dados para a inteligência artificial é a possibilidade de uma apuração versátil com diversos fins. Com isso, estabelecem-se novas estratégias e decisões.

Outra forma é a categorização da informação por meio de códigos. No comércio exterior, trabalha-se com a identificação de produtos por meio de NCM. Tais códigos identificam as características dos produtos conforme a classificação pais e filhos.

O comércio exterior conta com várias integrações ao longo das etapas por meio de seus códigos, os quais também possuem um tratamento administrativo específico. Isso facilita o processamento e polimento dos dados, dividindo as etapas e informações somente aos interessados, como por exemplo, quando há a anuência de um produto por algum órgão anuente.

No transporte internacional, possuir o suporte de sistemas de roteirização auxilia o armador em suas viagens. Todo o deslocamento tem por base o trajeto planejado inicialmente, com origem e destino. Tal rota é traçada pela inteligência artificial para que as quantidades a embarcar e desembarcar nos portos ao longo do caminho, observando o tempo de carga e descarga, espaço disponível e a disponibilizar, entre outras condições.

Toda essa análise é automática e agiliza muito o tempo de viagem, aumentando o nível de serviço do armador e economia com eventuais desperdícios de combustível. Como suporte, existem também outras inteligências artificiais focadas em outras atividades, como acompanhamento do clima, de forma que se evita um sinistro com uma nova decisão estratégica baseado em resultados simulados pela inteligência artificial.

Outra possibilidade é o registro contínuo das informações dando suporte a análises estatísticas futuras. Ter acesso a tais dados customizados auxiliam o usuário a montar suas próprias estratégias e avaliar os cenários ao longo do período de análise.

Além disso, em uma análise cambial, é possível estudar o comportamento das moedas ao longo de um período. Todas essas ações, com suporte da inteligência artificial, podem auxiliar para reduzir custos e tomar decisões estratégicas mais rapidamente, viabilizando a repetição da operação.

Principais investimentos em Inteligência artificial para exportação?

Como já abordado, o registro de informações auxilia nas tomadas de decisões. Uma empresa que deseja exportar pode contar com plataformas do governo que registram os dados estatísticos de outras exportações anteriores. Ao integrar com outras inteligências artificiais responsáveis, como as de acompanhamento da taxa cambial ou que simulam os custos da importação, fortalece-se a decisão estratégica para as novas operações.

O estudo de mercado é uma atividade dinâmica. É preciso filtrar e parametrizar as condições de venda que são interessantes e que gerarão novos pedidos. Por meio dos anúncios digitais e da inteligência artificial por trás dessa atividade, pode-se auxiliar o desenvolvimento de novos negócios específicos, restringindo o mercado de interesse, proporcionando um novo ponto de vista a ser observado.

Como a inteligência artificial pode ser versátil em seu processamento de dados, caso o cenário de estudo não esteja positivo, rapidamente podem ser alterados os parâmetros para que se inicie uma nova apuração.

Na exportação, existe a barreira linguística que pode impactar diretamente no fechamento de novos negócios. Entretanto, existem várias tecnologias de tradução automática de textos, mensagens, websites e documentos. Isso auxilia e muito na comunicação e no estreitamento de laços entre exportador e importador.

Existem vários benefícios que a inteligência artificial pode proporcionar no comércio exterior como um todo, todavia, é importante ter ciência de que parâmetros analíticos pré-condicionados às inteligências artificiais também devem ser atualizados conforme os novos cenários. Essa manutenção é importante, pois proporciona a expansão das possibilidades.

O acompanhamento do processamento das informações pela inteligência artificial deve ser feito com periodicidade, evitando que boas oportunidades sejam perdidas por falta de análise crítica da situação. Deste modo, a inteligência artificial deve caminhar junto como um suporte e com bastante atenção.

Últimas notícias