Devido à valorização do dólar, as operações de exportação aumentaram significativamente nos últimos meses. Muitas empresas estão estudando novas opções para aproveitar as oportunidades. São ideias das mais variadas e realmente o leque de possibilidades é super extenso, mas é necessário saber que existem alguns itens que são proibidos de serem exportados.
Para entender melhor sobre isso e responder, montamos este artigo comentando sobre alguns produtos que não podem ser exportados. Veja abaixo a lista completa, inclusive com alguns itens um tanto quanto inusitados.
Armas de fogo, armamentos e peças relacionadas
Nem todos os países têm o porte ou a posse de armas legalizadas e o mesmo acontece com a importação deste produto. Por isso, a exportação desses itens seria uma grave infração promovida pelo país de origem.
Resíduos perigosos
Esses resíduos podem ser danosos tanto para o local/país de destino quanto para o meio de transporte que fará o trânsito.
Produtos que possam causar danos ou atrasos a equipamentos e a equipe ou a outros produtos
Semelhante ao anterior, produtos que podem interagir de forma danosa ao meio onde estão inseridos não podem ser enviados para outros países.
Produtos cujo valor declarado para a alfândega for superior ao permitido para o destino específico
Se houver restrição quanto ao valor permitido para importação desse item no país de destino, ou seja, se o valor do bem for maior, ele não poderá deixar o Brasil.
Produtos falsificados
A comercialização desses produtos fere leis e extrapolam restrições no tocante às marcas e patentes, além de poder causar problemas devido à baixa qualidade. Pelo mesmo motivo, exportar esse tipo de produto também é proibido.
E os produtos inusitados, quais são?
– Bilhetes de loteria e dispositivos de jogo onde proibidos por lei
– Material pornográfico e/ou obsceno
– Maconha, seja para uso recreativo ou medicinal
– Cadáveres humanos, órgãos ou partes do corpo humano, embriões humanos ou de animais, restos mortais de humanos cremados ou desenterrados
É importante manter a mentalidade comercial da empresa sempre aberta às novas oportunidades que o mercado internacional apresenta, mas uma análise preliminar sobre as possibilidades é muito indicada para evitar problemas na hora de desenvolver seu novo projeto de exportação.
Se você tiver alguma ideia em mente, mas ainda restarem dúvidas sobre a possibilidade de enviar seus produtos para fora do Brasil, entre em contato conosco. Será um prazer ajuda-los neste processo!