Assessoria e consultoria de importação

A Target é especializada na importação de produtos de diferentes países. Trabalhamos para garantir a chegada da mercadoria no destino em perfeitas condições, no menor prazo possível e com a constante preocupação na redução de custos.
Através de estudos financeiros e tributários, análises de otimização logística e parcerias com diferentes agentes envolvidos no trâmite de importação, conseguimos custos competitivos para os processos de importação.
De acordo com a necessidade específica da sua empresa, podemos importar por diferentes modalidades.

importação para empresas

Assessoria e consultoria de importação e exportação para empresas, para que serve, como funciona e quais as vantagens da contratação deste serviço para sua empresa? Importar produtos pode ser uma ótima alternativa para aumentar sua competitividade, reduzir custos, ter acesso a tecnologia de ponta, vender itens diferenciados em seu negócio, ampliar a variedade para atrair mais clientes e gerar receita, dentre outros. No entanto, é preciso saber detalhadamente como este processo funciona e atender as exigências legislativas, a fim de evitar surpresas desagradáveis e custos desnecessários.

Confira a seguir o que é importação, quais as modalidades de importação, exigências para realizar o processo no Brasil, o que é a Assessoria e Consultoria de Importação e quais os benefícios da mesma.

target-expoQue tal se focar no seu negócio e deixar suas importações serem gerenciadas por especialistas que trabalham exclusivamente com isso? E se ainda tiver o custo das suas importações reduzido? Esse é justamente o intuito da importação por conta e ordem de terceiros. Nessa modalidade, a EMPRESA ADQUIRENTE e a EMPRESA IMPORTADORA (TARGET) firmam um contrato e o registram na Receita Federal para que toda a operacionalização das importações seja realizada pela IMPORTADORA.

Normalmente, a ADQUIRENTE seleciona o fornecedor e a mercadoria a ser importada e entra em contato com a IMPORTADORA (TARGET) para que possamos proceder com todos os trâmites necessários que garantem o transporte e nacionalização no menor tempo e custo possíveis. Como temos regimes especiais de tributação de ICMS em alguns estados, ainda é possível que sua mercadoria nacionalizada através da Target tenha custos menores do que se nacionalizada diretamente pela sua empresa.

A Target possui regime especial de ICMS em alguns estados brasileiros, possibilitando a redução de custos das importações em diferentes situações, sendo uma delas a importação por conta e ordem de terceiros.

target-expoA importação por encomenda é um tipo de serviço em que a IMPORTADORA (TARGET) importa o material previamente acordado para a ENCOMENDANTE, que posteriormente fará a compra da mercadoria a ser importada. Neste processo, ambas empresas precisam estar habilitadas no radar e a relação entre elas é pactuada por meio de contrato previamente assinado e registrado na Receita Federal.

A Target financia a operação, além de assumirmos todos os trâmites inerentes a importação do cliente através de nossa própria estrutura.

Mediante liberação aduaneira da mercadoria, ou seja, sua nacionalização, emitimos a nota fiscal de venda para a empresa ENCOMENDANTE, finalizando o processo.

fluxograma2

Que tal se concentrar em seu negócio e deixar a atividade de comércio exterior para quem se dedica exclusivamente a isso?

A atividade de comércio exterior é complexa e repleta de legislações específicas que estão em constantes mudanças. Manter um departamento de comércio exterior dentro da sua empresa pode ser complicado e agregar custos operacionais desnecessários. A Target oferece a solução de outsourcing do departamento de importação, sendo responsável por todos os procedimentos inerentes à fluidez dos processos internacionais, desde o desenvolvimento do fornecedor internacional, passando por todas as etapas até a chegada da mercadoria no destino, nos adequando sempre às necessidades especificas de cada cliente.

A Target pode descomplicar suas compras internacionais e aumentar sua competitividade.

Sua empresa gostaria de realizar importações, mas não tem experiência na área? Ou, já importou e teve “surpresas” na chegada da mercadoria no Brasil?

A legislação aduaneira brasileira é realmente bastante complexa e se as importações não forem cautelosamente planejadas e operacionalizadas, podem incorrer custos e prazos fora dos esperados.

A TARGET se dedica exclusivamente às negociações internacionais. Os trâmites inerentes às importações são nosso dia a dia e podemos ajudar sua empresa a usufruir das vantagens do mercado internacional sem dor de cabeça.

Além disso, como nossa atividade fim é o comércio exterior, temos negociações especiais com agentes de fretes, armazéns, seguradoras o que diminui o custo e aumenta a segurança das operações dos nossos clientes.

target-expo-recriei-banner--003Gostaria de importar, mas ainda não tem o fornecedor/produto adequado?

A TARGET oferece o serviço de pesquisa de fornecedor internacional. Esse é o primeiro passo para um planejamento adequado das importações da sua empresa.

Contamos com uma equipe de profissionais no Brasil e na China especializada em pesquisas internacionais.

Com base nas especificações técnicas e comerciais enviadas pelo cliente, a TARGET trabalha para chegar nos fornecedores que tem as melhores condições de atendê-lo.

Enviamos um relatório completo com as informações levantadas durante a pesquisa, realizamos um estudo de viabilidade e preparamos um pré-cálculo de importação, no qual é possível verificar o custo que o produto selecionado chegará no Brasil.

Comprovada a viabilidade da importação, sugerimos a empresa cliente a contratação do serviço de gestão de recebimento de amostra.

Após a pesquisa de fornecedores internacionais e o estudo de viabilidade da importação, sugerimos que o cliente receba uma amostra e veja fisicamente o produto antes de realizar uma primeira importação. A TARGET realiza todos os trâmites necessários para que a amostra chegue diretamente na sua empresa sem surpresas alfandegárias ou custos adicionais.

target-expo-recriei-banner--004Produtos semelhantes podem possuir tratamentos administrativos e tributários diferentes. A correta análise do tratamento administrativo é essencial para a segurança das importações da sua empresa.

A TARGET realiza uma complexa pesquisa para detectar as particularidades do produto a ser importado, se haverá necessidade de alguma licença especial, incidência de antidumping ou de outras medidas compensatórias.

Em seguida, levantamos a carga tributária e despesas que incidirão sobre o processo de importação desde a saída de mercadoria da origem até sua chegada no destino.

Apresentamos ao cliente um pré-cálculo de importação que contempla todos os custos envolvidos no processo e o custo total e unitário da mercadoria nacionalizada. Com essas informações em mãos, facilitamos seu processo de tomada de decisão.

target-expoPara atestar a qualidade do material importado, principalmente em importações vindas de fornecedores recém desenvolvidos, o cliente pode contar com o serviço de inspeção in loco.

A Target oferece o serviço de auditoria e inspeções pré-embarque diretamente na fábrica ou armazém do fornecedor. Neste serviço são feitas as checagens de qualidade e conformidade com o pedido, oferecendo maior tranquilidade ao importador. Ao final da visita, um relatório é emitido e, caso haja inconformidade, é possível solicitar reparos e feedback ao fornecedor antes do embarque, evitando surpresas e custos adicionais na chegada da mercadoria ao destino.

Quer saber mais sobre nosso serviço de auditoria e inspeção in loco? Entre em contato conosco para juntos analisarmos a modalidade de serviço que melhor se adequa à necessidade da sua empresa.

O regime de Ex-Tarifário consiste na redução do imposto de importação de bens de capital, informática e telecomunicação quando não há produção similar nacional.

Com o Ex-Tarifário, a alíquota do imposto de importação passa de 16% ou 14% para 0, representando uma expressiva diminuição de custo. A economia é muito atrativa e para o pleito é necessário realizar um procedimento específico que exige a apresentação de vários documentos técnicos e operacionais que garantam não haver produção de similar nacional compatível com aquele que se deseja importar.

A TARGET conta com profissionais dotados de vasta expertise e experiência neste serviço, tornando o pedido fluido e com grandes chances de deferimento.

Todas as empresas que atuam com importação e/ou exportação no Brasil precisam estar habilitadas no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros). Esse registro permite o acesso ao Siscomex, sistema no qual se faz o despacho aduaneiro de importação ou exportação.

O RADAR, administrado pela Receita Federal, controla as operações de comércio exterior no Brasil.

A empresa requerente pode ser enquadrada em três submodalidades: expressa (até USD 50.000,00 por semestre), limitada (até USD 150.000,00 por semestre) e ilimitada (sem limite pré-estabelecido).

A Target presta o serviço de habilitação do radar e segue os parâmetros necessários para rápida e eficiente análise das informações apresentadas, chegando a ter sucesso em deferimento no mesmo dia da solicitação.

Sua empresa tem a oportunidade de distribuir uma linha de produtos importados? Que tal fechar uma parceria com uma empresa especializada em comércio exterior que terá muito a somar nas tratativas internacionais e gestão operacional e estratégica das importações?

A TARGET pode investir seu know how e recursos financeiros para distribuição nacional de produtos importados. Acreditamos que, em sinergia, podemos crescer mais e mais rápido!

A admissão temporária de bens é um regime aduaneiro especial que permite a entrada de certas mercadorias no país com finalidade e prazos específicos. Os tributos aduaneiros podem ser suspensos ou pagos parcialmente, havendo sempre o compromisso da reexportação.

Essa modalidade de importação é muito utilizada para bens destinados à feiras, exposições, eventos esportivos ou culturais, dentre outros.

Empresas importadoras podem também admitir temporariamente máquinas e equipamentos para testes e, caso o mesmo seja homologado, realizar sua aquisição e importação definitiva. Os casos de aplicação do regime aduaneiro especial de admissão temporária são específicos e bastante técnicos. O apoio de um profissional capacitado no assunto é essencial para que a empresa possa maximizar seus ganhos sem riscos.

Você sabia que é possível receber sua mercadoria importada e nacionalizá-la aos poucos?

O regime especial de entreposto aduaneiro na importação permite a armazenagem de mercadoria estrangeira em recinto alfandegado com suspensão do pagamento dos impostos incidentes para nacionalização.

É possível remover a carga para um armazém em zona secundária, que normalmente tem custos mais baixos que os terminais de zona primária, e nacionalizar a carga aos poucos, conforme suas vendas vão acontecendo.

A carga pode ficar armazenada nesta modalidade por até um ano, mas em casos especiais, a Receita Federal pode chegar a conceder mais um ano de prazo.

O que é importação?

Importação é quando uma empresa ou pessoa física compra produtos ou serviços de outros países, seja para consumo próprio ou para fins comerciais. O processo exige a nacionalização no país de entrada, que precisa obedecer aos procedimentos burocráticos aduaneiros e fiscais específicos.

Quais os tipos de importação que existem?

No Brasil existem atualmente três tipos ou modalidades diferentes de importação. Conheça a seguir quais são e as diferenças entre elas para poder decidir qual melhor se adequa as necessidades da sua empresa.

Importação direta ou importação por conta própria

Na importação direta ou importação por conta própria a empresa importadora fica totalmente responsabilizada pelo processo de importação, desde a pesquisa de fornecedores, mercados, estratégias de compra, documentação de acordo com a legislação, licença de importação, nacionalização, entre outros.

A parte complicada de ser o importador direto é que a empresa precisa ter capacidade econômica e conhecimento suficiente para realizar todo o processo correto e adquirir os produtos com segurança, de forma legal. Por esse motivo, a assessoria ou consultoria de importação é essencial.

Importação por conta e ordem de terceiros

Na importação por conta e ordem de terceiros, o comprador contrata uma trading para realizar todos os procedimentos burocráticos da importação.

Nessa modalidade, o comprador é conhecido como adquirente e a trading é conhecida como importadora. As duas empresas firmam um contrato que é vinculado na Receita Federal para que o desembaraço aduaneiro possa ocorrer de forma legal e os impostos recolhidos pela empresa importadora. Todos os impostos e despesas de importação são recolhidos pela empresa importadora com recursos oriundos obrigatoriamente da empresa adquirente.

É importante ressaltar que nessa modalidade de importação, a empresa adquirente conta com uma empresa especializada que cuida de todos os trâmites de nacionalização e entrega a mercadoria devidamente legalizada em seu estabelecimento. No entanto, os recursos financeiros para realizar a operação são sempre da empresa adquirente.

Essa operação é muito realizada por empresas que querem se beneficiar de benefícios fiscais que algumas tradings possuem. Já que os tributos da importação são recolhidos pela trading, caso ela tenha algum tipo de benefício fiscal ou regime especial de importação, a empresa adquirente também poderá se beneficiar.

Importação por encomenda

Na importação por encomenda, a empresa compradora da mercadoria do exterior também contrata uma trading para cuidar de todos os trâmites da importação.

Assim como na importação por conta e ordem de terceiros, o comprador é conhecido como adquirente e a trading é chamada de importadora. As duas empresas firmam um contrato que é vinculado na Receita Federal para que o desembaraço aduaneiro possa ocorrer de forma legal e os impostos recolhidos pela empresa importadora.

A grande diferença entre a importação por conta e ordem de terceiros e a importação por encomenda é que na segunda, os recursos financeiros utilizados para a importação são da trading (empresa importadora).

O que é necessário para fazer importação?

01 – Habilitação no Radar

Qualquer empresa brasileira que queira realizar importação e/ou exportação precisa ter habilitação no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros), também conhecido como Radar Siscomex. Essa habilitação é concedida pela Receita Federal e permite o acesso ao Siscomex, sistema pelo qual se inicia o despacho aduaneiro de exportação ou importação.
Existem três diferentes modalidades de habilitação no Siscomex para Pessoa Jurídica e a Receita Federal irá analisar a capacidade financeira da empresa para enquadrá-la na modalidade específica.
• Habilitação Expressa: a empresa pode importar até 50 mil dólares a cada 6 meses.
• Habilitação Limitada: a empresa pode importar até 150 mil dólares a cada 6 meses.
• Habilitação Ilimitada: a empresa pode importar mais que 150 mil dólares a cada 6 meses.

02 – Verificar a viabilidade legal da sua importação
Por motivos de segurança ou de interesse nacional, o Brasil proíbe a importação de alguns produtos. Existem produtos que para serem importados precisam ter registros ou licenças específicas, o que costuma ter custos adicionais. Para saber se seu produto pode ser importado ou se requer algum procedimento especial, é necessário realizar previamente um estudo do tratamento administrativo da importação.

03 – Pesquisa de fornecedores internacionais
Além de encontrar potenciais fornecedores, é essencial levantar dados dessas empresas internacionais para ter a segurança de que elas podem atender sua demanda com qualidade.

04 – Negociação com fornecedor internacional
Após selecionado o fornecedor, inicia-se a fase de negociação comercial, onde são definidos as especificações, quantidades, prazos, forma de pagamento e Incoterm da operação.

05 – Elaboração da planilha de pré-cálculo de importação
O fornecedor internacional irá fornecer o custo da importação na origem ou, no máximo, com o frete e seguro internacional inclusos. Para se chegar ao custo da mercadoria nacionalizada, é necessário elaborar uma planilha conhecida como pré-cálculo de importação que deve contemplar todas as despesas, taxas e tributos envolvidos no processo de importação, como frete, despesas aeroportuárias, honorários de despachante aduaneiro, Imposto de Importação, PIS, Cofins, ICMS, taxa de Siscomex, entre outros.

06 – Inspeção da fábrica do fornecedor internacional
Para assegurar que o produto recebido atenda as expectativas, recomenda-se que seja realizada uma inspeção por empresa terceira na fábrica do fornecedor antes de colocado o pedido e/ou antes do embarque da mercadoria na origem.

07 – Licenciamento de importação
A maioria das importações brasileiras estão dispensadas de licenciamento. No entanto, para produtos e casos específicos, exige-se a licença de importação (L.I.), que poderá ser automática ou não automática, com autorização prévia de um ou mais órgãos anuentes, como Mapa, Anvisa, Inmetro, Decex.
Na maioria dos casos, a LI precisa ser solicitada através do Siscomex previamente ao embarque da mercadoria na origem.

08 – Pagamento de fornecedor internacional
Para enviar divisas ao exterior e realizar o pagamento internacional será necessário contratar um câmbio de importação junto ao banco ou corretora. Existem ainda diferentes formas de pagamento internacional, como pagamento antecipado por transferência bancária, pagamento mediante apresentação de documentos, carta de crédito, entre outros.

09 – Documentação de importação
O fornecedor internacional precisa enviar ao importador uma commercial invoice ou fatura comercial, packing list ou romaneio e em alguns casos, Certificado de Origem da mercadoria. A legislação aduaneira tem exigências específicas para cada um desses documentos e seu não cumprimento pode implicar em multas no momento do desembaraço.
Além desses documentos, o importador também precisa do conhecimento de transporte emitido pelo transportador internacional para o desembaraço da mercadoria.

10 – Contratação de frete e seguro internacional
A contratação do frete e seguro internacional pode ser realizado pela empresa exportadora ou importadora, de acordo com o Incoterm negociado para a operação. Os modais mais utilizados para as importações brasileiras são o marítimo e aéreo. Existem empresas chamadas de agentes de carga, que trabalham exclusivamente com a negociação desses fretes.

11 – Desembaraço aduaneiro
Ao chegar no país, para que a mercadoria possa seguir para o estabelecimento do importador, a mesma precisa ser liberada pela alfândega. Esse procedimento é conhecido como desembaraço aduaneiro e envolve uma série de etapas, desde a verificação da veracidade das informações fornecidas nos documentos, recolhimento de tributos, dentre outros. Esse processo ocorre através do sistema Siscomex e somente após sua conclusão e liberação por parte da Receita Federal é que o importador pode ter acesso a sua mercadoria.

12 – Emissão de nota fiscal de entrada de mercadoria
Após a mercadoria desembaraçada, a empresa importadora deverá emitir uma nota fiscal de entrada para transportar sua mercadoria em território nacional e realizar os devidos registros contábeis.

Por que contratar uma consultoria de importação?

O processo de importação envolve várias etapas e procedimentos específicos cheios de particularidades. O não cumprimento de um pequeno requisito pode acarretar em multas e/ou prejuízos relevantes.

Além disso, uma empresa de consultoria de importação tem um know how que permite um melhor planejamento da importação e consequente diminuição de custos e otimização de resultados.

O que se faz em uma consultoria de importação?

A assessoria ou consultoria de importação é um serviço especializado que oferece suporte, análise e definição de procedimentos para otimizar o processo de importação-de acordo com a lei e exigências do Ministério de Relações Exteriores do Brasil.

O principal objetivo da consultoria de importação é auxiliar o empresário a realizar o processo com êxito, sem dores de cabeça e ao menor custo possível.

Você irá contar com profissionais especializados que entendem todos os detalhes burocráticos das etapas da importação e que podem ainda analisar o mercado e possíveis fornecedores mais vantajosos.

Quais são as vantagens dos serviços de assessoria para importação?

A principal vantagem de contratar os serviços de consultoria e/ou assessoria de importação é garantir que a parte burocrática seja cumprida de acordo com a legislação e demais exigências, agilizando a liberação aduaneira do processo. Os procedimentos são feitos seguindo os parâmetros corretos e, com isso, o objetivo do cliente em relação aos negócios é conquistado com êxito.

Além disso, outros benefícios são a redução de custos, assistência na realização de negociações com os exportadores, simulação dos custos que seriam necessários para o processo, etc.

Interessado no serviço? Para impulsionar o seu negócio, consulte um profissional na nossa equipe especialista em assessoria de importação.