Conteúdo do artigo

Pesquisa de mercado internacional: o que é, como funciona, oportunidades e benefícios

Importar mercadorias, insumos, equipamentos ou máquinas do exterior pode ser bem interessante quando se visa economizar e agregar trazendo ao país tecnologias que ainda não estão disponíveis no Brasil.

Encontrar bons fornecedores é essencial no planejamento de compra internacional, mas localiza-los pode ser extremamente complexo e desafiador. Quem já não teve receio em importar uma mercadoria e ser “enganado” pelo fornecedor internacional? Assim como no Brasil, no mercado externo existem empresas sérias e profissionais assim como empresas “oportunistas”. Localizar o parceiro ideal dentro do primeiro grupo é o papel do serviço de pesquisa de mercado internacional, sobre o qual comentamos agora.

Afinal, para que serve a pesquisa de mercado internacional?

Como o próprio nome explica, a pesquisa de mercado e fornecedor internacional serve para pesquisar, dentro do mercado de interesse do importador, a melhor opção dentre muitas que podem aparecer. É comum encontrar vários vendedores de um mesmo produto, mas saber identificar as melhores condições para cada comprador específico e validar fornecedores sérios é um grande desafio. Por mais que pareça, melhor preço nem sempre é a chave de um negócio de sucesso e por isso é necessário levantar informações, fazer checagens, aprofundar as tratativas e análises comerciais antes de fechar um acordo de compra internacional.

Para quem é indicada a pesquisa de mercado internacional?

A pesquisa de mercado e de fornecedor internacional é indicada para todas as empresas que vão iniciar suas importações e para empresas que já importam com regularidade.

Empresas que já importam encontram na pesquisa de mercado e de fornecedor internacional duas grandes oportunidades: a de renovar suas possibilidades de aquisição, aumentando o leque de possíveis fornecedores; e a de comparar os termos comerciais dos atuais vendedores com os que estão sendo aplicados no mercado naquele momento, evitando manter condições ultrapassadas pela simples falta de tempo para negociar com o atual fornecedor.

Quais os principais benefícios da pesquisa de mercado internacional?

Como já deu para perceber, realizar uma pesquisa criteriosa de fornecedores internacionais traz muitas vantagens para a empresa. Listamos a seguir as que principais:

1.Evitar contratações erradas

Encontrar uma empresa séria e profissional, em um mundo em que é tão fácil criar um site lindo que mostra uma empresa que pode nem existir, não é tarefa para quem não tem conhecimentos profundos de comercio exterior. Profissionais qualificados, com ferramentas especificas, são capazes de selecionar as empresas profissionais e pesquisar apenas entre essas, a que melhor atende os requisitos específicos do importador / comprador. Decidir pela importação com base apenas no preço pode não fazer sentido em determinadas situações. Apurar as melhores condições comerciais é uma atividade que demanda conhecimento técnico, mas o trabalho é compensado pelo retorno em qualidade do produto e em condições comerciais favoráveis.

2. Localizar fabricantes, e não intermediários  

Empresas do mercado internacional podem se intitular como fabricantes, mas, na verdade, atuarem apenas como um revendedor de determinada empresa. Estudar o background dos fornecedores leva tempo e exige conhecimento e ferramentas de análise aprofundadas, mas garante que a compra seja feita com as melhores condições possíveis, ou seja, sem acréscimo nos valores devido ao serviço comercial de revenda.

3. Diminuir a insegurança causada pela distância

A China é um importante parceiro comercial do Brasil e possui realmente uma infinidade de oportunidades. Não é à toa que a maior parte das empresas importadoras optam por procurar lá seus possíveis fornecedores. Apesar de a tecnologia da informação ter encurtado consideravelmente as distâncias, existem questões culturais relevantes nas negociações com outros países. Contamos com escritório próprio em Xangai e pessoal chinês, com vivência em diferentes países e excelentes condições de negociações internacionais. Além disso, nosso pessoal tem expertise para ser os “olhos do cliente” caso seja necessário fazer uma visita in-loco no momento em que se busca por novos fornecedores.

4. Otimização de tempo e recursos

Uma empresa que compra do comércio internacional, mas que não tem a importação como atividade principal, acaba gastando um tempo importante na busca de parceiros. Este tempo poderia estar sendo usado com foco naquilo que realmente importa para ela: seu negócio, seus clientes, suas vendas, por exemplo. Deixar esta tarefa nas mãos de uma empresa que é especializada na busca e no desenvolvimento de novos fornecedores é uma decisão bastante inteligente e reduz consideravelmente o tempo operacional da empresa importadora nesta atividade.

5. Comparar valores e condições comerciais entre fornecedores do mesmo produto

Quando se tem apenas um fornecedor validado, é difícil saber se ele tem as melhores condições comerciais. Todavia, não é prudente trocar uma negociação com confiança construída por descontos que às vezes podem nem ser tão significativos. Quando se tem opções, é possível comparar as condições e, então, negociar com o fornecedor antigo ou optar pela que melhor se adeque à demanda naquele momento.

6. Aumentar as opções de fornecedores validadas

Ter um fornecedor bem desenvolvido para um produto chave é muito bom, mas imagine se aquela única fonte um dia não conseguir te entregar o que você precisa, no tempo que você precisa e no valor que você precisa. Isso acaba com o planejamento de compra da empresa em questão de minutos! Ter mais de um fornecedor validado, de confiança e com produtos homologados é uma estratégia valiosa para quem não quer passar pela dor de cabeça que é ficar sem estoque.

Quanto tempo demora a execução da pesquisa de mercado internacional?

Como o nível de profundidade para encontrar um bom fornecedor é grande, o prazo estimado para o serviço com o resultado esperado gira em torno de 30 dias, para estudo de até três produtos. Neste tempo são feitas as homologações dos fornecedores por meio de análise documental da empresa, suas licenças, capacidade e situação financeira atuais e checagem remota das instalações. Se necessário, é possível contar com a visita in-loco para conhecer melhor o fornecedor e validá-lo como opção. Para projetos específicos, como plantas industriais ou projetos customizados, o prazo provavelmente será superior e precisa ser analisado caso a caso.

O que eu recebo após a conclusão da pesquisa de mercado internacional?

Concluído o serviço de pesquisa, em si, elaboramos um relatório final e pré-cálculo da importação do(s) item(ns) pretendido(s).

No relatório são listadas as empresas com maior grau de identificação com as demandas do cliente e, junto com os dados da empresa fornecedora, são apresentados os dados técnicos do produto de interesse e a cotação recebida. Além disso, os valores nacionalizados estimados dos itens, ou seja, já com os impostos e despesas de nacionalização embutidos, aparecem de forma resumida ao final do relatório, mostrando o valor total da operação com cada empresa indicada, de forma comparativa.

De forma mais explicativa, o pré-cálculo demonstra todas as despesas e os impostos estimados para a operação de importação. As alíquotas vigentes, os custos portuários, a necessidade de licenças de importação, as exigências de cadastros em órgãos reguladores serão indicadas neste documento, e é com posse dessas informações que o importador verifica a viabilidade do projeto.

Finalizada a pesquisa, e agora?  

Concluída a etapa de pesquisa, a empresa importadora está munida de informações suficientes para escolher dentre as opções homologadas de novos fornecedores. Confirmada a viabilidade da importação através do pré-cálculo apresentado, poderemos solicitar o envio de amostras ou iniciar uma importação de imediato, com a garantia de lidar diretamente com um exportador de qualidade e que preenche os requisitos mais importantes daquela demanda específica.

O serviço de pesquisa de mercado e de fornecedor internacional é ideal para todas as empresas que querem ter resultados eficientes durante o processo de compra do exterior. Contar com uma empresa que tenha expertise em buscar os fornecedores ideais é de suma importância e agregará em melhores resultados durante todas as fases do processo. Podemos ajuda-los nessa demanda, conte conosco.

Últimas notícias

Guia sobre importação por conta e ordem

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre uma modalidade de importação utilizada de forma recorrente por alguns importadores brasileiros, mas ainda desconhecida por muitos: a