Porto de Paranaguá – Paranaguá, 28/05/2019 – Foto: José Fernando Ogura/ANPr
Até o final de abril deste ano, mais de 11,8 mil toneladas de fios e fardos de algodão deixaram o Brasil pelo porto de Paranaguá – segundo porto do Brasil com maior movimentação deste produto. Considerando os mesmos 4 meses de 2019, em que a soma atingiu apenas 331 toneladas, o crescimento foi de 3098%.
Com boa infraestrutura e operações ágeis, Paranaguá vem se destacando no tocante às movimentações de carga, principalmente containerizadas. O TCP, responsável pela administração da área, contabilizou recorde de 85.926 containers movimentados em Abril.
Além do algodão, outro produto importante que costumeiramente sai com maior volume do porto de Paranaguá é frango congelado. Até abril de 2020 foram 590 mil toneladas e mais de USD 852, em sua maioria advinda do próprio estado e com destino a Ásia.
A carne de boi também teve aumento considerável: foram 42% a mais em comparação ao ano anterior, ou seja, mais de 116 mil toneladas até abril. Diferente da carne de ave, a carne bovina exportada por Paranaguá vem majoritariamente de outros estados: São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A Agência de Notícias do Paraná disponibiliza a lista completa de produtos movimentados no porto de Paranaguá pelo link http://www.aen.pr.gov.br/arquivos/2705tabelaconteineresabril.pdf
Fonte: Agência de Notícias do Paraná